Wednesday, May 7, 2008

Detalhes sobre plataforma maemo



Sim, vc vai usar um desses durante o treinamento.

Lançada em 2004, a plataforma maemo é a base dos Nokia Internet Tablets. A plataforma é baseada na distribuição Debian/Linux e possui um conjunto de aplicações bastante interessante para o usuário final. Maemo atualmente oferece um ambiente de tempo de execução C nativo para desenvolvedores, complementado por ligações C++ oficialmente suportadas.

Um conjunto completo de ligações Python é provido pela comunidade. Web run-time com motor Mozilla Gecko e Flash 9 também serão implementados em 2008. Ambientes de tempo de execução Mono, Java e Ruby são disponibilizados pela comunidade maemo, entre outros.

O desenvolvimento de aplicações é realizado através do maemo SDK, um conjunto de ferramentas úteis que auxiliam durante todas as etapas de desenvolvimento: codificação, documentação, compilação, deployment, etc. Atualmente na versão 4.0.1, o maemo SDK pode ser obtido através do site maemo.org.

Os dispositivos que suportam tal plataforma são os Internet Tablets: 770, N800, N810 e o N810 WiMax Edition. Aplicações para a plataforma podem ser obtidos através do repositório garage; além disso, é possível também hospedar projetos para a plataforma maemo, tendo a disponibilidade recursos úteis tais como wiki, repositório, sistema de rastreamento de bugs e agendador de tarefas.

A principal fonte de informações a respeito da plataforma é o site maemo.org, lugar onde é possível encontrar documentação das bibliotecas, notícias, tutoriais e fóruns, por exemplo. Nos sites Internet Tablet Talk e Forum Nokia é possível encontrar mais informações a respeito da plataforma. Há, ainda, um material de treinamento na plataforma maemo, disponível aqui.

Enviado por Raul Fernandes Herbster, instrutor do curso.

No comments: