Nos últimos anos, tem crescido o número de eventos voltados para free software e/ou open source. Encontros regionais, conferências sobre uma determinada tecnologia open source ou até mesmo o próprio FISL são exemplos desse número crescente (e mesmo sadio!) de momentos para uma ampla discussão de questões relativas a esse mundo no desenvolvimento de software. Contudo, percebi que, embora muitos "vestem a camisa" de projetos open source ou free software, poucos realmente fazem aquilo que dá fôlego a esse movimento: a participação em comunidades. Seja para contribuir em documentação, revisão (código ou documentação), implementação ou até mesmo para ser um representante do projeto... muitas são as possibilidades de participar. Acredito que um problema seja referente ao pouco tempo de muitos estudantes brasileiros. Alguns até trabalham e, dessa forma, é praticamente inviável contribuir com um projeto. Além disso, muitos cursos da área (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, etc.) não incentivam a participação em projetos dessa natureza, pois acreditam se tratar de projetos de baixa qualidade ou até mesmo inúteis.
O mundo mudou, e bastante! Claro que há projetos open source ou free software de baixa qualidade. Porém, grande parte dos projetos chegou a uma qualidade que muitos softwares proprietários não possuem. Além disso, os professores podem explorar o grande universo de projetos existentes. Por que não em uma disciplina de Compiladores, utilizar o framework LLVM? E no final, incentivar a participação de alunos na comunidade? Muito se tem a aprender com os vários projetos existentes. Além disso, como a maioria dos projetos são distribuídos e complexos, você aprende muitas coisas sobre gerência de software, controle de versão, requisitos, ... enfim, vários tópicos da área de Engenharia de Software.
Isso são ganhos de conhecimento. Mas, como podemos ganhar dinheiro com projetos open source? Muitas são as possibilidades. Quem acompanha as notícias da área de TI, vê que muitas empresas que lançaram soluções open source de qualidade e inovadoras, tiveram uma valorização acentuada (MySQL, Qt, etc.). Além disso, é possível também prestar consultoria nessa área para empresas que utilizam este tipo de software. Atualmente, também é notória a contratação de desenvolvedores por empresas para a contribuição em projetos open source, pois um determinado produto é baseado no projeto com o qual se contribui. Para uma discussão bem interessate, não deixe de ler o artigo de Riehle.
Com isso, percebemos que é importante a participação em projetos open source ou free software para a carreira de um profissional da área de TI, para enriquecer o conhecimento ou até mesmo para melhores oportunidades de emprego. Escolha o projeto com o qual você se identifica e participe!!
Thursday, July 10, 2008
Por que participar do mundo open source?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment